Gordon McInally quer que os associados do Rotary criem esperança no mundo

Presidente eleito do RI anuncia o lema presidencial de 2023-24

Por Etelka Lehoczky

Gordon McInally, presidente eleito do Rotary International, pediu que os associados despertem a atenção do mundo e liderem o caminho para possibilidades muito além de nossas atuais expectativas.

McInally, do Rotary Club de South Queensferry, Escócia, revelou o lema presidencial de 2023-24, Crie Esperança no Mundo, durante a Assembleia Internacional em Orlando, EUA, em 9 de janeiro. Ele incentivou os associados a promoverem a paz ao redor do mundo, ajudarem comunidades afetadas por conflitos e manterem os esforços em prol de iniciativas criadas por líderes anteriores.

“O objetivo é restaurar a esperança — para ajudar o mundo a se recuperar de conflitos destrutivos e, desta forma, nos auxiliar a alcançar mudanças duradouras para nós mesmos”, disse McInally no treinamento anual do Rotary para os novos governadores de distrito.

McInally falou sobre uma mulher que conheceu em Ban Taling Chan, na Tailândia, onde associados do Rotary ajudaram a construir casas, um salão de reuniões, creches e postos de saúde após o tsunami que devastou o sul da Ásia no final de 2004. A mulher havia perdido o marido, a filha e o filho no tsunami, bem como seu sustento. Mas, mesmo assim, ela tinha um presente para McInally: uma linda concha.

“Ela me disse que o Rotary… havia restaurado seu otimismo. Nós lhe demos esperança “, disse McInally.

“É assim que o Rotary causa mudanças duradouras no mundo: restaurando ou criando uma esperança de cada vez”, acrescentou ele.

Promovendo a paz

Segundo McInally, uma maneira significativa de levar esperança é dando mais ênfase à paz. Ele mencionou como os associados do Rotary entraram em ação no ano passado para apoiar o povo da Ucrânia após a invasão da Rússia. Ao fazer da ajuda humanitária uma prioridade, o Rotary está atraindo mais associados ucranianos. Mas, McInally disse que o verdadeiro alívio só virá com a paz — não apenas na Ucrânia, mas no Iêmen, no Afeganistão, na Síria e em dezenas de outros lugares ao redor do mundo.

“A paz é o solo onde a esperança cria raízes”, disse McInally.

McInally também enfatizou o poder da continuidade, pedindo que os associados do Rotary continuem o trabalho iniciado por alguns líderes do passado. Ele prometeu manter a iniciativa de empoderamento de meninas, lançada pelo presidente do RI de 2020-21, Shekhar Mehta, e a ênfase na diversidade, equidade e inclusão em toda a organização. Ele também citou eventos recentes que ressaltam a importância de o Rotary continuar focando no combate à pólio. No ano passado, o ressurgimento da pólio em muitas áreas ao redor do mundo demonstrou que a liderança rotária na luta contra a doença é mais crucial do que nunca.

Para tanto, McInally disse que o Rotary deve continuar arrecadando pelo menos US$ 50 milhões por ano para receber a equiparação de 2:1 da Fundação Bill e Melinda Gates. Atualmente, cerca de 1 em cada 12 associados doa para a campanha de erradicação da pólio, com menos de 1 em cada 5 clubes contribuindo anualmente à causa.

McInally pediu que os governadores eleitos criem um novo senso de urgência em seus clubes para ajudar a concretizar a visão do Rotary de um mundo livre da poliomielite. “Este é o momento para irmos além do que é solicitado anualmente, garantindo que possamos fornecer todos os recursos necessários para alcançar o sucesso o mais rápido possível”, disse ele.

Focando na saúde mental

Além disso, McInally disse que os associados do Rotary devem oferecer esperança às pessoas enfrentando desafios de saúde mental — uma crise exacerbada pela pandemia de covid-19. Muitas pessoas perderam membros da família, outras sofreram os efeitos do isolamento social e os jovens, em particular, foram obrigados a interromper seus estudos e desenvolvimento profissional. Como resultado, mais pessoas ao redor do mundo estão enfrentando problemas de saúde mental. No entanto, procurar assistência para este tipo de problema é, muitas vezes, visto como um sinal de fraqueza.

“Nada poderia estar mais longe da verdade”, disse McInally. “Buscar ajuda é um sinal de coragem — e continuar no caminho rumo ao bem-estar, muito mais.”

Ele revelou que o Rotary trabalhará para melhorar o acesso a serviços de saúde mental no próximo ano e além. Segundo McInally, o Rotary deve ser conhecido como uma organização que cuida tanto dos seus associados quanto das pessoas a que serve. “Qualquer profissional de saúde mental dirá que, ao ajudar o próximo, nós também estamos ajudando a nós mesmos.”

McInally terminou seu discurso descrevendo o que considera o equilíbrio ideal entre continuidade e inovação. “O Rotary ajuda a criar as condições para paz, oportunidades e um futuro digno de ser vivido”, disse ele. “Ao darmos continuidade àquilo que fazemos de melhor, permanecermos abertos e dispostos a mudar e mantermos o foco na construção da paz no mundo e dentro de nós mesmos, ajudamos a criar um mundo mais pacífico e mais esperançoso.”