“Empoderamento de Meninas” é impulso para um futuro melhor

Empoderamento significa tornar algo poderoso, permitir que possa ter domínio sobre a própria vida e capacidade de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito. Para meninas e mulheres, essa ação é importante para enfrentar as desigualdades. Desde 2019, promover a participação feminina é um compromisso rotário e, em 2021, a instituição irá centrar esforços em projetos que incentivam o empoderamento de meninas nas comunidades em que os Rotary Clubs atuam.

Vulnerabilidade e desigualdades

No Brasil, mulheres ganham 77% do salário dos homens, são responsáveis pela maior parte dos afazeres domésticos e 1 em cada 4 brasileiras já sofreu violência doméstica, apesar de representarem mais da metade da população (51%) e ter mais formação educacional que os homens. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (Pnad Contínua) do IBGE, realizada em 2019. O quadro é ainda pior sobre as meninas: elas são quase o dobro dos meninos fora da escola e sem atividade remunerada, são registrados 6 abortos por dia em meninas de 10 a 14 anos estupradas e ter filhos é um fator decisivo para a evasão escolar. Meninas em situação de vulnerabilidade correm mais riscos de terminar em relacionamentos abusivos, levando a gravidez precoce e ao abandono escolar.

Para mudar esse cenário, o empoderamento feminino é uma das iniciativas propostas pelo presidente Shekhar Mehta para este ano rotário. O objetivo é que os clubes criem projetos capazes de transformar positivamente a vida de meninas em suas comunidades locais. “Temos o poder de liderar mudanças pela igualdade de gênero, e cabe a nós fazer mais projetos que promovam maior acesso à educação, melhores cuidados de saúde, mais emprego e igualdade a meninas e mulheres em todas as esferas da vida. As meninas são as líderes do amanhã, e é nosso dever ajudá-las a moldar o seu futuro”, afirma o presidente de Rotary International, Shekhar Mehta.

O Distrito 4521 aceitou esse desafio e está desenvolvendo ações para promover o empoderamento em comunidades mineiras. O foco será na educação e capacitação de mulheres para o mercado de trabalho, além de palestras de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Em breve, explicaremos como você pode participar no empoderamento de meninas e mulheres.

2 Responses to “Empoderamento de Meninas” é impulso para um futuro melhor

• Vejo neste projeto a oportunidade de ajudar a comunidade da minha cidade.

• Boa tarde!
      Sou a atual presidente do Rotary Club de Lages Norte e gostaria de algumas sugestões de projetos que possamos colocar em prática em nosso Clube com referência ao tema “Empoderamento Feminino”.

Fico no aguardo,
      Att, Neusi