Norma Célia Mendes Martins
Governadora 2023-24

Feliz ano novo: servir para transformar vidas!

Mensagem do Curador da Fundação Rotária 2021-23, Marcelo Haick – Julho 2021

jul 1, 2021

O início de um novo ano no Rotary é um momento mágico no qual, por meio do revezamento de posições de nossas lideranças, ocorre a renovação das perspectivas, e, ao mesmo tempo que há prevalência de nossos objetivos e propósitos de longo prazo, ocorre também o desafio da melhoria contínua dos resultados.

Nesse sentido, temos que enaltecer o destaque obtido pelo Rotaract no Brasil, durante o Encontro Rotaract Pré-Convenção do Rotary International (RI), como o país com maior doação para a Fundação Rotária no mundo.

A seguir, destacamos importantes eventos ocorridos recentemente:

Planejamento 2021-22 – Foi realizado o Seminário de Planejamento com a participação dos coordenadores regionais da Fundação Rotária e seus assistentes, coordenadores End Polio Now, consultores de Doações Extraordinárias/Fundo de Dotação, diretores da Associação Brasileira da The Rotary Foundation, consultores técnicos da Cadre da Fundação Rotária e recursos de apoio para implantação do modelo da Cadre Distrital (MCD). Pôde-se verificar um ambiente fértil de promoção de debates e reflexões, surgimento de ideias e semeadura de ações, que possibilitará aos clubes e distritos a concretização dos resultados almejados.

O desenvolvimento de relacionamentos e a integração em diversos níveis de gestão têm proporcionado a possibilidade de se criar e apresentar uma Agenda Integrada para os distritos com a liderança de seus governadores 2021-22, na qual um plano de ação comum com atividades relacionadas aos programas da Fundação Rotária será colocado em prática para o novo ano rotário.

Seminário: Tendências para Subsídios Globais – Esse evento inédito, ocorrido em 15 de maio, foi direcionado às lideranças envolvidas com projetos humanitários do Rotary no Brasil e abordou os Subsídios Globais na perspectiva do nosso plano de ação, isto é: ampliar nosso impacto e expandir nosso alcance na realização de projetos estratégicos e parcerias institucionais.

Realizado com apoio do Escritório do Rotary International no Brasil, o seminário teve apresentações sobre Programas em Escala, parcerias institucionais e doação direcionada. Houve participações especiais de Sarah Crawford, especialista do RI, e Dean Rhors, ex-vice-presidente do RI e atual curadora da Fundação Rotária. Acesse bit.ly/3iBojnX para assistir ao vídeo do evento.

Um agradecimento:

Fórum: Os Desafios do Futuro da nossa Fundação Rotária – Gostaria de agradecer a colaboração de todos que participaram com ideias e significativas contribuições para que possamos continuar, por meio de nossos sonhos, realizando programas humanitários consistentes e, dessa forma, ajudando nossas comunidades.

Em âmbito nacional, os eventos descritos a seguir estão programados para este semestre:

Agosto – Prêmio de Inovação. Essa iniciativa tem como objetivo motivar clubes e distritos, a partir do plano de ação do RI e da Fundação Rotária, a desenvolverem práticas criativas e inovadoras relacionadas a ampliar nosso impacto, expandir nosso alcance, aumentar o engajamento de todos os participantes e melhorar nossa capacidade de adaptação. Mais informações em breve.

Setembro – Programa de Relacionamento Corporativo. Terá como foco o desenvolvimento de competências no relacionamento com empresas corporativas. Como identificar e prospectar contatos, como apresentar nossa instituição e seus diferenciais, como entender os interesses das diversas empresas e buscar o alinhamento para ações efetivas e futuros projetos, doação financeira a projeto local ou global, participação no Programa Empresa Cidadã e inovações serão questões abordadas.

Novembro – Seminário Nacional sobre Meio Ambiente. Colocará em pauta aspectos relacionados ao conceito de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG), bem como sustentabilidade, efeito estufa, alternativas de reciclagem, novas tecnologias e a área de enfoque Meio Ambiente para Subsídios Globais.

Todos a bordo, fazendo o bem no mundo por meio da Fundação Rotária!

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *