Mostrando todas as publicações do Distrito

Equipe médica enviada pelo Rotary ao Malawi retorna neste fim de semana

A equipe médica enviada pelo Rotary Internacional para atuar em missão humanitária no Malawi retorna ao Brasil neste fim de semana. Coordenados pelo infectologista, professor da Faculdade de Medicina da Unipac e membro do Rotary Dr. Guilherme Côrtes Fernandes, os participantes da ação realizaram treinamento e programas educativos com profissionais e agentes comunitários de saúde em regiões de vulnerabilidade socioeconômica. O Malawi é um dos países mais pobres do mundo, onde as principais causas de morte são doenças infecciosas e relacionadas ao parto. O Rotary realizou esta ação com o intuito de diminuir a misérias em regiões negligenciadas, numa iniciativa humanitária de escala global. Os treinamentos e serviços realizados pelos membros da entidade tiveram foco em medidas relacionadas ao parto e doenças tropicais. Na capital do país, Lilongwe, profissionais da saúde de um hospital receberam treinamento de uma semana. Na área rural, uma escola interna para meninas também recebeu a capacitação. A equipe médica do Rotary é formada por profissionais do Brasil, Estados Unidos e Uganda. A parte operacional da viagem foi paga pelos próprios rotarianos, mas foi realizada uma arrecadação de financiamento online para se levantar mais equipamentos, medicamentos e mosquiteiros contra a malária nas regiões atendidas. No fim de semana, os membros retornam ao país com a sensação de dever cumprido. Ao final da jornada, contribuíram com a melhora na qualidade de vida de inúmeras pessoas numa região negligenciada onde a ação do Rotary foi de grande importância. Fotos que ilustram esta matéria foram gentilmente cedidas por Cecília Samel.

Postado em 03 de Outubro de 2018

Imagem Pública e Associados debatem práticas para difundir ações do Rotary

O uso das redes sociais nos dias de hoje é uma ferramenta importante para difusão dos trabalhos do Rotary no mundo. Estas redes, entretanto, são muito concorridas. Há muitas pessoas e marcas buscando a atenção para si. O desafio do rotariano é também posicionar-se neste universo e conseguir deixar a marca como um valor significativo para as pessoas. No seminário de Imagem Pública e Desenlvimento do Quadro de Associados, ocorrido dia 22 de setembro, o engajamento do rotariano para estes temas foi apresentado em quatro painéis: Identidade do Rotary; Reter e Expandir Associados, o Desafio; União distritos 4580 e 4520; e, por fim, Distrito 4521 - Web e Redes Sociais na propagação do Rotary para Novos Associados e Imagem Pública. A instrutora distrital Angela Rezende informou que estes temas são bases da organização para que a sociedade possa perceber nosso trabalho. No painel sobre Imagem Pública, Francisco Schlabitz Coordenador de Imagem Pública do Rotary - Zona 22B, falou sobre atração e engajamento, com a presença de Luis Gustavo Kuster Prado, Coordenador Regional do Rotary - Zona 22B e da Instrutora Distrital Ângela Rezende. Schlabitz e Prado expuseram as diretrizes de imagem pública e quadro associativo e depois passou-se a uma sessão de perguntas e respostas comandada por Rezende. “Buscamos fazer algo mais dinâmico, colocando as questões que temos na gestão nestes assuntos”, informou Ângela. As dicas encontram-se disponíveis no site do Rotary.    

Postado em 28 de Setembro de 2018

Informativo Rotário de Agosto de 2018

Distritos 4520 e 4580 se unem a partir de 2019 - 2020; Seminário da Fundação Rotária apresenta os números e as estratégias de combate a Pólio. Visitas do Governador Duarte. Seminário de Imagem Pública e Desenvolvimento do Quadro de Associados acontece em Setembro. 

Postado em 19 de Setembro de 2018

Ação para divulgar a vacinação contra a paralisia infantil

Rotary da cidade  de Uba -  Clube Ubá e Clube Ari Barroso, se uniram com os jovens do Interact e Rotaract, além da Secretaria de Saúde ddo município para  divulgarem a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Para Helena Bordot, presidente do Ari Barroso, "foi meu primeiro projeto e foi  muito bacana, pois conseguimos chamar a atenção das pessoas na praça São Januário, no centro da cidade. Estiveram presentes também o presidente Joaquim do GRAPC (Grupo de Apoio aos Pacientes com Cancer de Ubá) e o Governador Assistente do Distrito médico  Antônio Jacob.

Postado em 11 de Setembro de 2018

COMPANHEIRISMO SOBRE DUAS RODAS - Motociclistas do IFMR-SA mostram que divertir-se é bom para o Rotary e para a comunidade

Jundiaí – SP - 25/08/2018. As 70 motocicletas lideradas por um automóvel conversível com os personagens “Maria e Zé Gotinha” chamaram a atenção de quem passava no sábado pela manhã na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Eram os associados do IFMR-SA – International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South America chapter - os motociclistas rotarianos que realizaram o seu décimo terceiro encontro do grupo de companheirismo, denominado IRA  - Intercâmbio Rotário da Amizade.  O “mar” de camisas azuis em seu desfile organizado pelos associados do IFMR-SA e rotarianos locais trouxe para cidade a divulgação para a campanha mundial do Rotary International para erradicação da paralisia infantil. Por onde o grupo passou a atenção foi total e as pessoas olhavam cuidadosamente a marcha das motos.  Mas não só a divulgação da imagem publica do Rotary foi beneficiada. Os cerca de 70 rotarianos e 30 garupas (como são conhecidas as companheiras que viajam nas motos com os pilotos) arrecadaram com a inscrição no evento mais de R$ 6.000,00 que foram destinados para a The Rotary Foundation através da ABTRF (Associação Brasileira The Rotary Foundation) e uma entidade local de tratamento oncológico para crianças.  Durante o evento também foi realizada a Assembleia Geral de Associados do grupo de companheirismo com a posse do novo Presidente do IFMR-SA para no biênio 2018-20, rotariano Celso Desiderio Junqueira, do Rotary Club de São José do Rio Preto, SP, e seu Conselho Diretor composto de companheiros de vários estados do Brasil.  As próximas reuniões do grupo serão o 2º Encontro de Primavera do IFMR-SA na cidade de Taiobeiras, MG, em novembro deste ano, e a 5ª edição do Encontro de Verão Sul IFMR-SA (#ifmrnosul), na cidade gaúcha de Bagé, RS, programado para março de 2019. O IFMR-SA - International Fellowship of Mortorcycling Rotarians – South America Chapter é um dos Programas Estruturados do Rotary International. Trata-se do maior grupo de companheirismo por afinidade da organização. Seu capítulo América do Sul é um dos maiores de todos os mais de 60 grupos existentes e possui 150 associados em 17 estados brasileiros e 3 países. Saiba mais sobre o IFMR-SA em www.ifmr-sa.org  e  www.facebook.com/ifmrsa

Postado em 11 de Setembro de 2018

Intercambistas chegam ao distrito 4580 e são recebidos com fim de semana no campo

Conhecer diferentes culturas, treinar novos idiomas e entrar em contato com jovens de outros países são algumas das principais razões que motivam viagens de intercâmbio. No último fim de semana, entre os dias 7 e 9 de setembro, foi exatamente esta experiência que tiveram os novos intercambistas inbound do Rotary, que chegaram ao país no distrito 4580. Os dez jovens receberam treinamento e boas-vindas dos companheiros Guilherme Côrtes Fernandes e Juliana Samel e conheceram um pouco sobre a vida no campo. No total, são dez intercambistas de nove nacionalidades diferentes. Hsin Jou Chang e Kuan Mei Chen de Taiwan, Rukayat Temitope Olaleye da Nigéria, Michele Tinelli da Itália, Juyassy Yolanda E. Montiel Miquelena da Venezuela, Emily Huang ODay dos Estados Unidos, Elise Marie Jeanne Michele Gautron da França, Albrecht Killian Felsmann da Alemanha, Ida Sofie Johansen da Dinarmarca e  Julia Osterfeld do Canadá. Também estiveram presentes na ocasião o presidente da Comissão de Intercâmbio de Jovens Eduardo Medeiros, a vice-presidente da Comissão Juliana Samel, além do governador Duarte Cesar Silveira Caldeira Fernandes e de sua esposa Mary Côrtes Fernandes. Juliana relata que para os rotarianos “o intercâmbio é uma grande ferramenta de promoção da paz, pois ela é uma troca cultural de jovens, entre jovens, que têm a oportunidade de conhecer melhor cada região do mundo para onde se deslocam.” Ela recepcionou o grupo de intercambistas na sexta-feira e os acompanhou durante a estadia no sítio. “Hoje estamos mostrando algumas atividades rurais, aproveitando o feriado da Independência do Brasil.” A intercambista americana Emily Huang ODay conta que adorou a experiência no campo. “Estamos aqui fazendo muitas coisas, pegando ovos, colhendo vegetais, comendo, falando”, destaca Emily em português, já mostrando certa familiaridade com a língua. Já Sofie Johansen, da Dinamarca, aponta o encontro com intercambistas de diversas partes do mundo como muito positivo e animador. O  responsável pelo programa de intercâmbios do no Distrito, José Eduardo Medeiros,  acrescenta que nossa região é privilégiada para o intercâmbio. "Temos cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, como Ouro Preto,  temos a serra do Caparaó, a Serra de Ibitipoca, além de grandes Universidades como a de  Viçosa, Juiz de Fora,  São João Del Rei, o circuito da Estrada Real, museus científicos e culturais. Somos atrativos para  receber os jovens. " Diz ainda que o Rotary está presente em mais de 100 países, para o intercãmbio que atende a jovens de 15 a 19 anos. A duração pode variar entre três meses ou ano, os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e frequentam escolas locais. Para mais informações sobre como participar, clique aqui.  

Postado em 10 de Setembro de 2018

Localizar site dos clubes