O Governo de Minas realiza a entrega da Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país, neste domingo (21/4), em Ouro Preto, cidade histórica da região Central de Minas.
O governador Romeu Zema entrega as condecorações, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Como parte das tradições, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto no dia.
A Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência e Grande Colar, honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
Na solenidade deste ano, serão entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência.
Distrito 4521
O Distrito 4521 de Rotary International, foi homenageado com a Grande Medalha da Inconfidência, a mais alta honraria concedida pelo Governo de Minas Gerais a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país no dia 21 de abril, em cerimônia na cidade de Ouro Preto, MG.
Esta honraria atesta o impacto que as ações do Rotary causam nas pessoas, nas comunidades e no mundo.
A Governadora Norma Célia e o Presidente do Rotary Clube de Ouro Preto, ambos do Ano Rotário 2023-24, estarão representando o Distrito 4521.
Esse mérito é de cada rotariano, rotaractiano e interactiano, de cada membro da família rotária que Cria a esperança no mundo!
Cerimônia
A solenidade tem dois momentos distintos.
O ato da entrega da Medalha da Inconfidência, com presença de público, é conduzido no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Já a honra militar é realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros.
Condecoração
A entrega da Medalha da Inconfidência foi instituída em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck.
A honraria ocorre tradicionalmente todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII.
A data resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade. Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Deixe um comentário