O objetivo principal do projeto Brechó Danibote foi de arrecadar dinheiro para o caixa do nosso clube, a fim de que, posteriormente, pudéssemos realizar projetos mais onerosos e impactantes socialmente, sem muita dependência financeira do nosso Rotary Club patrocinador.
Por se tratar de uma lojinha online, estabelecemos a meta de que pelo menos 50% do número total de peças de roupas arrecadadas fossem vendidas pelo nosso Brechó, e que, portanto, 50% do valor total da soma de seus respectivos preços fosse arrecadado para o caixa do nosso Club.
O nosso Interact Club estava com pouca arrecadação financeira, devido a redução das mensalidades no período da pandemia e devido ao fato dos nossos últimos projetos terem sido somente de enfoque da Imagem Pública. Deste modo, sentimos a necessidade de realizar um projeto que promovesse a movimentação do nosso caixa.
Os reais beneficiários com a realização do Brechó Danibote ainda não foram efetivamente beneficiados, uma vez que o projeto social específico o qual destinaremos o dinheiro arrecadado pelas vendas do brechó ocorrerá após a data do fechamento, porém é certeiro que vamos ajudar asilos necessitados de materiais de higiene e limpeza, e pessoas que passam por situação de fome e frio.
O Brechó Danibote foi um projeto específico da área de finanças com o objetivo principal de arrecadar verba para o caixa do nosso Club. Nosso brechó ocorreu de forma online e vendeu apenas roupas femininas doadas pelos nossos próprios associados e suas famílias.
Com a finalização do projeto ao final de um mês e meio de duração, foram arrecadados R$717,00 referentes a venda de 56 das 133 peças disponíveis. Caso as 133 peças recolhidas por doação dos associados do clube fossem vendidas o lucro seria de R$1257,00.
A ideia do projeto surgiu incialmente pela nossa associada Lorena Silveira, a qual em uma reunião sugeriu que, ao invés de realizarmos uma simples doação de roupas a uma entidade, tentássemos realizar um brechó online com elas, aproveitando o momento de isolamento social da pandemia, no qual a compra e venda de produtos online tornou-se ainda mais comum. Então, após a análise da diretoria de que realmente precisávamos de um projeto que movimentasse o caixa, uma comissão para melhor desenvolver a ideia foi montada, sendo composta por: Laura Prata, Lorena Prata e Lorena Silveira.
A comissão se reuniu pela primeira vez no dia 22 de abril com intuito de analisar as roupas já arrecadadas para o projeto (doadas pelos nossos próprios associados), além do intuito de começarem a decidir sobre tópicos importantes para a realização de um brechó online como: nome da loja, logotipo, preço das roupas, entrega das roupas, formas de pagamento, embalagem, forma de anúncio das peças, possíveis promoções de queima de estoque e data de começo e de encerramento das vendas. A partir de então, ao longo de mais duas reuniões ainda no mês de abril e de conversas pelo grupo de Whatsapp da Comissão que contava com a participação da presidente Leticia Vidal, tais tópicos sobre o funcionamento do projeto ficaram decididos da seguinte maneira:
Nome: Brechó Danibote (em alusão ao nome Daniella Botelho que compõe o nome do nosso Club);
Logo: https://www.instagram.com/p/COB1UM3p3_H/ ;
Preços: 8, 10 ,12, 15, 18, 20, 25, 30 ou 35 reais (variação conforme a qualidade da roupa);
Entregas: delivery por moto táxi com frete a ser pago pelo cliente ou retirada da peça na casa da Laura e Lorena Prata (pois elas moravam em endereço fácil no centro da cidade);
Pagamentos: via pix ou dinheiro (os pix foram feitos na chave da conta da nossa presidente Letícia Vidal e o pagamnetos em dinheiro era possível somente para quem viesse fazer a retirada da peça);
Embrulhos: folha de papel seda (não queríamos utilizar sacolas plásticas por questões ambientais e de preço);
Anúncio: através de fotos das roupas de frente e de costas no corpo das "modelos" (a Lorena Silveira e Lorena Prata experimentaram as roupas e a Laura foi a fotógrafa);
Promoção: 50% de desconto em todas as roupas que não fossem vendidas após um mês de funcionamento do Brechó (foi decidido que após duas semanas de promoção as vendas seriam encerradas);
Período de vendas: 03/05/2021 até 15/06/2021.
Por conseguinte, a partir do dia três de Maio as meninas da Comissão divididas e organizadas em diferentes funções colocaram o projeto em prática. Laura Prata ficou responsável pela administração do feed e dos stories da página do Brechó no Instagram (@brechodanibote), fazendo postagens constantes para manter as seguidoras da pagina sempre por dentro das novidades. Lorena Silveira por sua vez, era a responsável por responder as clientes no direct. Muitas vezes as interessadas possuíam perguntas sobre tamanho e qualidade das peças, e a associada enviava fotos e vídeos para ajudar as clientes para sessar as duvidas. Lorena Preta era responsável pela parte final do processo de venda, uma vez que, passava, dobrava, aplicava aroma e embrulhava as peças para o envio ou a retirada. Além do embrulho conter a logo do brechó, Lorena Prata escrevia a mão recados para as clientes, com o intuito de explicar que o dinheiro arrecadado seria convertido em projetos sociais do Rotary.
Nesse mesmo sentido, quando as clientes recebiam as peças elas mandavam mensagens positivas sobre o tratamento recebido no direct, a qualidade das peças e um feedback bom com relação ao embrulho. As compradoras na maioria das vezes, postavam storys com fotos e vídeos das peças adquiridas, e deste modo acabavam indicando para as seguidoras delas o brechó.
É imperioso destacar que, durante o período final do projeto em que a super promoção de 50% off estava rolando, as vendas tiveram um pico significativo. Uma vez que, com os preços cortados pela metade e o numero de seguidores do integram já estabilizado( mais de 500), a visibilidade da promoção atingiu pessoas que nunca tiram adquirido alguma peça da loja, e tornaram-se compradores do brechó (neste mesmo sentido, é curioso dizer que conseguimos atingir pessoas de outros estados do Brasil). Numericamente, é necessário ressaltar que foram vendidos aproximadamente R$180,00 durante esse período .
Por fim, e valido ressaltar que durante o mês de postagens intensas e vendas do brechó, o numero de contas e seguidores era significante crescente. Isso porque, com apenas uma semana de brechó realizamos 3 vendas, e o numero de seguidores da pagina atingiu a marca de 100. Atualmente, após o encerramento das postagens, o instagram do brechó conta com 541 seguires e aproximadamente 8 “clientes fixos” (estas compraram roupas mais de 1 vezes).
O projeto não apresentou desafios que atrapalharam significativamente o seu desempenho. Contudo é valido ressaltar que o principal empecilho encontrado durante o período de atuação da loja foi o frete .
O frete via mototaxi realizado pelo brechó, que auxiliava as clientes que não tinham disponibilidade de retirar as peças na casa das associadas Laura e Lorena Prata , acabava tornando-se um barreira para as vendas. Isso porque, como as peças estavam muito baratas, o preço do frete, algumas vezes, superava o valor total da compra que a cliente realizaria. Deste modo, com o frete mais alto do que o valor das compras acabava inviabilizando a compra das seguidoras do brechó.
A meta de vender 50% do número total de peças que tínhamos disponíveis não foi cumprida, já que vedemos apenas 56 das 133 totais, e não 67. Todavia, a meta financeira foi atingida com sucesso, visto que arrecadamos R$717,00, superando a meta de R$628,50 em R$88,50. Mesmo vendendo menos roupas do que estipulava a meta , conseguimos alcançar o valor financeiro desejado, pois as roupas de maior valor foram as mais vendidas.
Como o projeto é da área de finanças, pode-se dizer que foi um dos melhores para a geração de lucro para o caixa do club, haja vista que as peças foram doadas e o gasto para a realização do projeto foi inferior a R$10,00(custo das embalagens). Ademais, lembrando que futuramente o lucro arrecadado será destinado a compra de cobertores, marmitas e até mesmo produtos de higiene para instituições necessitadas , pode-se afirmar que o impacto do brechó DaniBote foi muito além do âmbito econômico do club.
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