JOVEM DE FUTURO: PROTAGONISMO ESTUDANTIL
Postado em: 14 de Dezembro de 2019 por Rotary Club de Juiz de Fora Norte

Os ganhadores do concurso de redação “Jovem de futuro: protagonismo estudantil” receberam seus prêmios na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes. O concurso foi uma iniciativa do Rotary Clube com a Escola, para incentivar os alunos e sua escola na valorização do conhecimento. O concurso envolveu 621 alunos de 21 turmas do sexto ano do ensino fundamental, ao terceiro ano do ensino médio. O tema da redação foi “Como você se vê daqui a quarenta anos” e “a degradação do meio ambiente na mina cidade, no meu país e no mundo”
Aos alunos que ganharam foram Caio Victor Silva de Paula (primeiro lugar) de 18 anos. Bárbara Tábata Carvalho Tirapani (segundo lugar) de 15 anos. João Antônio Vieira Santos (Terceiro Lugar) de 16 anos, Ingrid Kaylaine de Souza Costa (quarto lugar) 16 de anos. Fernanda Luiza Bisi (Quinto Lugar) de 12 anos e Thassila Ferreira Henrique (sexto lugar) de 18 anos. Como prêmio receberão medalhas e serão convidados a um rodízio de Pizza com direito a dois acompanhantes, além de celular para o primeiro colocado, caixinha de som e fone sem fio para o segundo colocado e fone sem fio para o terceiro até o sexto colocado. Para todos os ganhadores houve também um jantar numa pizzaria de Juiz de Fora, registrado em vídeo por Wilson Cyrillo.
Ingrid Kaylaine de Souza Costa - 9º ano do Ensino Fundamental, Fernanda Luiza Bisi - 6º ano do Ensino Fundamental, Luzimar Furtado Lucena - Supervisora Pedagógica; Juliane Rocha Lara - vice-diretora; Caio Victor Silva de Paula - 3º ano do Ensino Médio, Bárbara Tábata Carvalho Tirapini -1º ano do Ensino Médio e João Antônio Vieira Santos - 2º ano do Ensino Médio.
O concurso teve início no dia primeiro de novembro e foi realizado em 2 etapas. Na primeira todos participaram. Na segunda apenas dois de cada turma seguiriam no processo, os que tiveram suas redações selecionadas pelos professores de Língua Portuguesa da Escola. Wilson Para o professor Carina de Almeida Coelho, de Português, “foi um desafio corrigir tantas provas, mas foi compensador motivar as turmas. E mais compensador ainda ver a forma com que desenvolveram seus argumentos.”
Para a Diretora da escola Denise de Fátima Gonzaga da Silva foi uma satisfação receber a proposta do pessoal do Rotary. É um sinal de interesse da sociedade em atuar junto às escolas, como parceiros, como pessoas que querem fomentar o conhecimento, a melhoria de vida, uma nação mais ativa e participante dos seus destinos.”
Esquerda para direita Prof. Murilo Romero Cardoso, Hilton Pinheiro Filho, Diretora Denise de Fátima Gonzaga da Silva, Coordenadora Luzimar Lucena e Wilson Cyrillo.
Por parte do Rotary, o Consultor de Empresas Wilson Cyrillo, da comissão que concebeu e trabalhou no projeto, “devemos incentivar o texto, pois ele é sinal de uma mente organizada e o ambiente escolar é o mais propício a isso. É a fase ideal para fomentar nos alunos a organização e interpretação das informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”.
Hilton Pinheiro Filho, professor aposentado da UFJF, também da comissão do evento, acrescenta que o Rotary é uma instituição que tem a educação em suas metas e no Clube Juiz de Fora Norte escolheu-se incentivar os jovens em escolas públicas. Agradecemos o entusiasmo do pessoal da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, professores e alunos que se engajaram no evento e vamos trabalhar para repetir o feito no próximo ano.
Em reconhecimento à parceria, o presidente do Rotary Clube de Juiz de Fora - Norte homenageou a escola através da Coordenadora Pedagógica Luzimar Lucena e a Beatriz das Graças Souza.
Ciyrillo, Luzimar, Beatriz, Jarbas e Hilton