Mensagem do Curador 2020-21 da Fundação Rotária, K.R. Ravindran (DEZEMBRO 2020)
Postado em: 01 de Dezembro de 2020
Em uma nublada véspera de Natal em Londres, na era vitoriana, o velho sovina senta-se à sua mesa.
Amargurado e desiludido com o mundo, Ebenezer Scrooge tem apenas um interesse: resultados financeiros. Ele nega o convite de seu sobrinho para a ceia de Natal, recusa-se a ajudar os pobres e desfavorecidos, e, relutantemente, concede a Bob Cratchit – seu funcionário mal pago – uma folga no dia 25 de dezembro.
Depois que chega em casa, coisas estranhas começam a acontecer. Jacob Marley, seu parceiro de negócios falecido, aparece como um fantasma amarrado a uma corrente, dizendo a Scrooge para mudar seus hábitos egocêntricos se não quiser ter o mesmo destino.
Essa é a premissa de Um Conto de Natal, um clássico de Charles Dickens sobre a transformação de um homem recluso e ranzinza em um generoso humanitário. Para mim, ele oferece lições valiosas a todos, independentemente de crença ou época do ano.
Em uma de minhas passagens favoritas, um espírito transporta Scrooge magicamente para a casa de Cratchit. Lá, ele vê seu funcionário a partir de um novo ponto de vista, observando uma celebração de Natal humilde, mas repleta de afeto. Scrooge compreende, então, que presentes como amizade, família e gratidão não podem ser registrados em nenhum livro contábil. No final da história, Scrooge aprendeu a lição mais importante de todas: que enquanto estivermos vivos, nunca é tarde demais para nos dedicarmos a servir a humanidade.
As festas de fim de ano estão chegando. É um momento de doação e partilha, mas isso não se limita aos nossos entes queridos. Também se aplica a pessoas que não conhecemos e nunca veremos, àqueles que não são tão afortunados como nós e que podem precisar de uma mão solidária. O milagre da doação que Scrooge descobriu na véspera do Natal é exatamente o que a Fundação Rotária faz 365 dias por ano.
Nossa Fundação atua simultaneamente como entidade beneficente e implementadora; os rotarianos estão nas bases, usando suas habilidades e conhecimentos empresariais em apoio aos subsídios que são financiados por todos nós. Desta forma, realizamos alguns dos trabalhos mais importantes do Rotary, como proteger mães e filhos, e ajudar as comunidades a se recuperarem dos efeitos da covid-19.
Lembre-se da Fundação Rotária durante esta época de generosidade. Lembre-se de que suas doações à Fundação amplificam nosso trabalho em todas as áreas de enfoque. Elas são perpetuadas não apenas hoje, mas por muito tempo depois de termos partido. A Fundação continuará realizando milagres a serviço do próximo no futuro, contanto que nós a apoiemos hoje. Em nome dos curadores da Fundação Rotária, agradeço por sua generosa contribuição antes de 31 de dezembro.
K.R. Ravindran
Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, 2020-21