Mensagem do Presidente 2020-21, Holger Knaack (DEZEMBRO 2020)

Postado em: 01 de Dezembro de 2020

Ao pensar em 2020, vejo como a nossa vida mudou. A pandemia de covid-19 trouxe dor e perda para muitos. E para a grande maioria de nós, nossa vida diária, tempo em família e trabalho também mudaram. Chegamos ao final deste ano difícil não de forma individual, mas estendendo a mão ao próximo, como sempre fazemos no Rotary. A cada ano que passa, eu me orgulho mais da nossa organização.

Vou lembrar de 2020 como um ano de grandes mudanças e força para nós, em que o Rotary não parou, apesar da pandemia. Removemos obstáculos, encontramos novas formas de nos conectar e adotamos abordagens diferentes de serviços humanitários, como projetos e arrecadação de fundos pela internet. Convidei duas rotarianas para contarem suas histórias, ilustrando como o Rotary se fortaleceu este ano.

Quando a pandemia fez com que tudo fosse fechado, nosso emergente e-club já estava prestando serviços pelo meio digital, inclusive internacionalmente. Catorze americanas e eu, associadas de diferentes Rotary Clubs, estávamos usando o WhatsApp para orientar mulheres empreendedoras na zona rural da Costa Rica, ajudando-as a desenvolver sua empresa de ecoturismo: a RETUS Tours. O projeto cresceu e agora 30 rotarianas oferecem consultoria e ajuda com relação ao site e às mídias sociais da RETUS. O mais importante é que continuamos construindo relacionamentos e capacitando essas mulheres para transformarem sua vida, e fazemos tudo isso pela internet. Eu até ajudei uma delas, a Rosa, a preparar uma apresentação em inglês para uma conferência internacional on-line. Embora o nosso engajamento com as mulheres da Costa Rica exija algumas atividades práticas, o impacto mais transformador não exigiu encontros presenciais.
- Liza Larson, Rotary E-Club Engage e Rotary Club de Plano East, Texas

Eu era presidente do meu clube quando a covid-19 surgiu, e muitos associados ainda não tinham Zoom. Apenas 10 dos nossos 53 companheiros participaram da primeira reunião pela plataforma on-line durante a pandemia. Para ajudar a engajar nossos associados, pensei em convidar palestrantes de todo o mundo para as nossas reuniões. Muitos líderes rotários, um Bolsista Rotary pela Paz e até mesmo o presidente Holger Knaack visitaram e falaram com o nosso clube virtualmente. O índice de comparecimento às reuniões aumentou e, ao mesmo tempo, os custos diminuíram devido à eliminação das refeições. Até alguns associados que trabalhavam fora da cidade e perdiam as reuniões voltaram a participar. O registro das nossas reuniões on-line no Meu Rotary contribuiu a conexões com clubes de todo o mundo, e a reunião conjunta da qual Holger participou atraiu mais de 300 visitantes. Também arrecadamos mais fundos, com doações de associados e visitantes para nossos projetos. Para continuarmos sendo flexíveis, passamos a fazer reuniões híbridas. Para mim, 2020 tem sido o melhor ano no Rotary, pois fiz muitos novos amigos.
— Blessing Michael, Rotary Club of Port Harcourt North, Nigéria

Essas histórias devem nos dar todas as razões para mantermos o otimismo em relação ao Rotary no ano que vem. Não estamos apenas sobrevivendo; estamos ganhando força. Estamos descobrindo como a nossa organização é extremamente resiliente. Estamos vendo, em primeira mão, como O Rotary Abre Oportunidades – mesmo durante uma pandemia – para crescermos e nos conectarmos, e engajarmos nossos associados e as comunidades a que servimos.

Diretamente da nossa casa, em Ratzeburg, Susanne e eu gostaríamos de desejar a você e à sua família um ótimo fim de ano. Mal podemos esperar por todas as coisas boas que 2021 trará.

Localizar site dos clubes